Observatório da Copa do Mundo FIFA 2014

O Observatório da Copa do Mundo FIFA 2014 é um canal de informações e de estudos sobre os acontecimentos e os impactos relacionados à Copa do Mundo FIFA 2014. Neste espaço realizaremos pesquisas e debates sobre: mercantilização e politização do futebol na era da globalização, as relações de poder e de exploração da FIFA no Brasil e no mundo, a criminalização aos Movimentos Sociais, a Lei da Copa e também sobre manifestações contra a Copa no Brasil. Este é um trabalho realizado pelo grupo de estudos e pesquisas GEOPOLÍTICA DO FUTEBOL ligado à Universidade Estadual de Goiás - UnU Goiânia - ESEFFEGO.
e-mail: observatoriodacopa2014@gmail.com

Você é a favor ou contra a realização da Copa no Brasil?

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

Translate

domingo, 6 de julho de 2014

A FARSA DO FIFA FAN FEST: A MERCADORIZAÇÃO DO FUTEBOL

FIFA FAN FEST: o futebol mercadoria
No mundo do realmente invertido, o verdadeiro é um momento do falso (Guy Debord)

Ao chegar no Taguaparque, em Taguatinga, o parque próximo ao centro da cidade onde está sediado o FIFA FAN FEST, o que de fato parece é que estamos adentrando numa enorme feira de bugigangas e mercadorias. 
Entrada do Taguaparque em Taguatinga - DF
Na verdade, nos faz lembrar uma grande feira agropecuária, muito comum nas cidades do interior do Brasil. Porém, numa feira agropecuária as mercadorias são os animais (equinos, suínos, aves e gado) e também as máquinas agrícolas, já aqui no FIFA FAN FEST, a mercadoria principal é o futebol, aliás, nada nos faz lembrar de futebol, até o momento em que o jogo começa a ser transmitido nos gigantescos e numerosos telões instalados por toda a parte.
Venda somente de produto dos patrocinadores FIFA
Standes de automóveis, refrigerantes, cervejas, bancos, materiais esportivos, empresas de celulares e uma praça de alimentação, onde tem de tudo, menos algo que nos lembre o futebol. Logo na entrada se vê um imenso outdoor com o logo da copa 2014 e com um grande letreiro colorido com proibições e normas para os frequentadores, dizendo ser proibido a entrada com alimentos, bebidas, filmadoras ou equipamentos de gravação, armas, faixas ou cartazes, animais, materiais promocionais, copos ou garrafas, megafones e até mesmo a entrada com bandeiras é proibida no local da FIFA.
Consumismo ampliado pela Copa FIFA
Para entrar é necessário atravessar dois cordões de isolamento da polícia. No primeiro revistam as mochilas, sacolas e bolsos dos torcedores afim de encontrar comida, ou bebida. Já no segundo cordão, os policiais possuem detectores de metais para encontrarem armas ou materiais cortantes.
"Convocação" do futebol-bussinees
Tivemos que jogar no lixo um garrafa de água mineral (290ml) e também um pacote de bolacha de 300g que estavam dentro de nossas mochilas e que foram encontradas pelos agentes.
Dentro do FIFA FAN FEST tem um grande palco onde cantores nacionais se revesam na programação. No dia do jogo entre Brasil e Colômbia (04/07) uma banda cantava músicas de forró e também canções da região norte do Brasil (o famoso "arrocha").
Automóvel e Futebol no capital: valiosas mercadorias
Merchandising, mercadorias, propagandas, empresas e consumismo, são essas as palavras que melhor conceituam o FIFA FAN FEST, que prova que o futebol moderno nada mais é do que uma mercadoria importantíssima no mundo capitalista globalizado, onde o mega-evento Copa do Mundo representa o maior "outdoor" destas empresas, um verdadeiro chamariz capaz de atingir mais de 3 bilhões de pessoas em todo o mundo através das redes de TV e também pela internet. Faz-se assim do futebol, não apenas um esporte inventado pelos ingleses nas "Public Schools" durante o século XIX, mas uma das maiores e  mais lucrativas mercadorias da economia atual. Num evento Copa do Mundo, o esporte em si futebol, é o que menos im´porta, o que de fato interessa são os lucros e os bilhões de dólares advindos da "pelota brazuca". 
Tudo é proibido, menos dinheiro

Somente a FIFA, com a realização da Copa do Mundo no Brasil, já arrecadou cerca de 10 bilhões de reais com os investimentos de patrocinadores e também com a isenção de impostos pelo governo brasileiro.
Copa pra quem?
Aqui em Taguatinga, os frequentadores em sua maioria são brasileiros e também estrangeiros que não tem condições financeiras de comprar ingresso para entrarem no estádio, e que são obrigados a assistirem suas seleções pelos imensos telões do FIFA FAN FEST. Enquanto isso, a FIFA está envolvida em mais um escândalo envolvendo a venda ilegal de ingressos para mafiosos e cambistas.
Torcedores entrando no FIFA FAN FEST minutos antes de iniciar o jogo Brasil X Colômbia
Segundo informações da própria Polícia Civil do Rio de Janeiro, altos executivos da própria FIFA, que estão sendo investigados pela justiça brasileira, são os responsáveis pela distribuição e venda ilegal dos ingressos da Copa por preços abusivos e astronômicos. Enquanto isso, nós brasileiros somos segregados pela FIFA, pagamos a festa para eles (30 BILHÕES DE REIAS),  e nós mesmos somos obrigados a assistir aos jogos em casa pela TV ou do lado de fora dos Estádios bilionários. A Copa é somente para os ricos.
OLé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário