Observatório da Copa do Mundo FIFA 2014

O Observatório da Copa do Mundo FIFA 2014 é um canal de informações e de estudos sobre os acontecimentos e os impactos relacionados à Copa do Mundo FIFA 2014. Neste espaço realizaremos pesquisas e debates sobre: mercantilização e politização do futebol na era da globalização, as relações de poder e de exploração da FIFA no Brasil e no mundo, a criminalização aos Movimentos Sociais, a Lei da Copa e também sobre manifestações contra a Copa no Brasil. Este é um trabalho realizado pelo grupo de estudos e pesquisas GEOPOLÍTICA DO FUTEBOL ligado à Universidade Estadual de Goiás - UnU Goiânia - ESEFFEGO.
e-mail: observatoriodacopa2014@gmail.com

Você é a favor ou contra a realização da Copa no Brasil?

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

Translate

terça-feira, 8 de julho de 2014

A Máfia dos Ingressos é a Própria FIFA

Copa Pra Quem?
A sociedade que repousa sobre a indústria moderna não é fortuitamente ou superficialmente espetacular, ela é fundamentalmente espetaculista. No espetáculo da imagem da economia reinante, o fim não é nada, o desenvolvimento é tudo. O espetáculo não quer chegar a outra coisa senão a si mesmo. (Guy Debord)

A Copa do Mundo do Brasil tem sido marcada sobretudo pelos contrastes e também por escândalos contínuos. A queda do Viaduto dos Guararapes em Belo Horizonte na véspera entre o jogo do Brasil x Colômbia, matando duas pessoas e ferindo mais de 20, é o símbolo maior, desta que é denominada pelo governo e pela FIFA, de a "Copa das Copas". Em Março de 2012 o diretor da FIFA Geronime Valcke disse, através da imprensa, que o governo brasileiro precisava de um "chute no traseiro" para poder acelerar as obras de infra-estrutura para a Copa do Mundo  e cumprir com o calendário estipulado. Tal fato, além de ter gerado um profundo mal estar nas relações entre a FIFA e o próprio governo brasileiro, também serviu para mostrar quem é que dá as ordens no mega-evento de futebol mundial. A fala de Valcke na verdade é nada mais, nada menos do que a voz do próprio capital internacional, de multinacionais e patrocinadores, exigindo celeridade para finalização das obras da Copa, flexibilidade nas leis trabalhistas e facilitação nas contratações, afim de garantir a própria reprodução do capital, a mais valia e os lucros bilionários das empresas patrocinadoras do Futebol-Business.
A Máfia é a própria FIFA e o Governo
A FIFA é uma instituição privada que representa o capital internacional relacionado às grandes empresas que comercializam e promovem produtos variados em mega-eventos esportivos como a Copa do Mundo de Futebol. A pressão da FIFA sobre o governo teve reflexos tenebrosos no Brasil , como a super-exploração de trabalhadores da construção civil, que foram obrigados a trabalharem em extensivas e desumanas jornadas de trabalho, com constantes greves de trabalhadores nas construções das arenas e provocando até a morte de vários operários, que trabalhavam sem condições de segurança e com carga horária extensa e ininterrupta, como os trabalhadores que faleceram com a queda do guindaste na Arena Itaquera . A própria criação do RDC (Regime Diferenciado de Contratação) , aprovado através de Lei Federal (Lei nº 12.462/2011), perrmitiu a contratação de empreiteiras para as construção de estádios e obras de mobilidade, além de contrrtação de serviços de infra estrutura sem a realização de editais de licitação, ou seja, permitiu com que os governos Federal, Estadual e Municipal realizassem contratos com qualquer empresa e a qualquer preço para realização das obras da Copa (e também vai valer para as obras das Olimpíadas do Rio 2016). Com a velha desculpa da ideologia neoliberal de ampliar a eficiência e a competitividade o governo aprova o RDC ainda em 2011 e o resultado já está aí: masi demora na entrega das obras, falta de qualidade dos serviços e dezenas de mortes de trabalhdores. Tudo isso faz parte da manipulação do governo e também da FIFA para lucrarem ainda mais com a realização da Copa do Mundo no Brasil. Superfaturamentos comprovados em todas as cidades sede da Copa, desvios de verbas e má qualidade dos serviços prestados foram e são características comuns deste mundial.
Viaduto dos Guararapes em BH: "Padrão FIFA"?
Não foi mera coincidência o desabamento do viaduto dos Guararapes na av. Pedro I em Belo Horizonte em plena Copa do Mundo, onde o Ministério Público mineiro já havia confirmado  a realização de processos e diligências anteriores sobre superfaturamento da obra e também falta de qualidade nos componentes do viaduto, como por exemplo, o próprio concreto das vigas que sustentavam o viaduto, que não possuía resistência suficiente para suportar todo o peso exigido, daí vindo tudo a baixo.
Cartola da FIFA sendo preso no Rio
Como se não bastasse, altos executivos da FIFA estão envolvidos até o pescoço com a venda ilegal de ingressos para os jogos da Copa.
A Máfia FIFA
Não é de hoje que a FIFA vem sendo denunciada por tais atos criminosos, aliás, a máfia dos ingressos é a própria FIFA, que além de vender os ingressos por preços abusivos pela internet em seu site oficial, excluindo a maioria da população brasileira do espetáculo, também promove a venda ilegal de bilhetes no mercado negro, através de cambistas "credenciados" pela própria FIFA e com faturamento de mais de 200 milhões de dólares somente com a venda ilegal destes ingressos.
Mafiosos ou funcionários da FIFA?
A Copa é no Brasil, mas quem é que pode entrar nos estádios para assistir as partidas? Somente a elite brasileira e também a elite internacional, que possuem condições financeiras suficientes para comprar até mesmo ingressos com preços abusivos das mãos de cambistas "Padrão FIFA". No entanto, a maior parte da população tem que se contentar mesmo com os jogos pela TV, e olha lá que uma grande parte da população brasileira não tem acesso sequer a energia elétrica em suas residências. Copa das Copas ou Copa das Tropas? Copa Pra Quem? Copa para os ricos, é claro!
OLé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário